segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Shame

-Tenho que acordar e sair cedo, antes das sete. (Brandon)
-Está frio. (Sissy)
-Sissy, saia do meu quarto. Sissy, saia do meu quarto. Da o fora daqui, porra! Sai! (Brandon)


O sexo, pelo menos entre nos ocidentais, sempre foi um tema instável. De uma maneira bem superficial podemos refazer a caminhada percorrida por este tema desde os gregos até os dias atuais, e logo perceberemos que o sexo é um reflexo da cultura de um povo: a maior liberalidade na Grécia Antiga, sobretudo no que tange ao sexo masculino. Daí séculos mais tarde, durante a ascensão do cristianismo, é a Igreja Católica que dita os princípios que devem guiar esta experiência transcendental.  

A verdade é que ainda hoje, séculos após a Igreja Católica perder o monopólio sobre o sexo, este permanece sendo um tema recheado de tabus. Mesmo com a literatura Moderna, com as artes renascentistas, com as revoluções culturais que puseram em choque as mentes conservadoras ao longo do século passado, ainda assim, é verdade, o sexo não é tema livre em qualquer roda de conhecidos.

Até mesmo o fato de um filme apresentar um personagem em crise, por conta das suas práticas sexuais, de certa forma representa o quanto o sexo ainda é um terreno movediço.

A beleza de uma obra cinematográfica está em apresentar personagens complexos, com personalidades bem desenhadas em torno de uma trama, mesmo que simples, mas com final indefinido. Então, é só esperar que a capacidade de interpretação dos atores e o roteiro colaborem. Neste caso Shame conseguiu juntar perfeitamente estas peças.

Brandon (Michael Fassbender) , profissionalmente estabilizado, é um jovem viciado em sexo. Um sexo despossuído de amor, carinho ou mesmo erotismo. É o sexo necessário, como o saciar da sede, da fome. Apesar de buscar o sexo incontrolavelmente, um exercício não tão fácil, pois precisa manter a aparência de um homem saudável e normal – aliás, o que todos nós somos: absolutamente saudáveis e normais – Brandon não consegue manter intimidade com as mulheres.

Se já não bastasse a dificuldade de Brandon em manter esta vida secreta, para tornar as coisas ainda mais complicadas, sua irmã Sissy (Carey Mulligan), sem ter para onde ir, lhe pede moradia. Sissy também enfrenta seus monstros, e o mais grave deles é a carência afetiva e a possessividade, o que torna a convivência entre os dois muito conturbada. De forma bem equilibrada elementos mais sensíveis são adicionadas a trama, o que deixa o espectador bastante apreensivo.

Em Meninos não Choram, muito bem interpretada por Hilary Swank , existe uma cena de estupro que penso ser uma das mais agressivas do cinema, porém, como sabemos, se tratava de uma violência sexual, de algo não consentido, logo, a reação horrorificada do público é justificada e até esperada. Já em Shame, temos a impressão que quase todas as cenas de sexo são constrangedoras, apesar de não serem fruto de estupros.


Título original: ( Winter´s Bone )
Lançamento: 2011, (EUA)
Direção: Steve mcQueen
Atores: Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale, Nicole Beharie, Alex Manette, Robert Montano
Duração: 101 min.
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!