domingo, 12 de junho de 2011

X-Men: Primeira Classe



- Me escute com muita atenção, meu amigo. Matar não vai te trazer paz. (Xavier)
- Paz nunca foi uma opção. (Erik)


Após três filmes bons, a Marvel e Hollywood tiveram a ótima idéia de fazer filmes contando as origens de alguns dos personagens dos X-men. Não poderia ser melhor, pois cada membro deste grupo de heróis e vilões possui características e dramas tão interessantes e capazes de preencherem facilmente um bom roteiro. O primeiro deles, X-men: Wolverine foi interessante – aliás, Wolverine aparece apenas uma vez neste último  filme e sua única fala é: “vão se ferrar”. Não poderia ser diferente. Se os próximos filmes da série mantiverem o mesmo nível deste que conta a saga de Erik Magneto e o Professor Xavier certamente terão muito sucesso.

O filme inicia mostrando a abrupta separação de Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) e seus pais em um campo de concentração na Polônia durante os difíceis anos da Segunda Guerra Mundial. Algumas cenas depois, em Nova Iorque, conhecemos um Charles Xavier (James McAvoy) ainda criança, porém repleto da racionalidade e inteligência que o marcarão na vida adulta. Em sua primeira cena o jovem Xavier conhece Raven Darkholme (Jennifer Lawrence) aquela que mais tarde seria a Mística e se juntaria a Magneto. Os jovens Erik e Xavier ainda seguirão caminhos separados por boa parte do filme, construindo suas identidades, tentando entender e resolver seus problemas.

Erik está em perseguição a Sebastian Shaw (Kevin Bacon), aquele que matara sua mãe, e também o criou e o fez descobrir e usar seu poder através da raiva. Porém, Shaw também é mutante, e muito forte. Junto com seus seguidores (Azazel (Jason Flemyng), Rainha Branca (January Jones) e Maré Selvagem (Álex González)) pretende dar início a Terceira Guerra Mundial, que, por ser nuclear, eliminaria os humanos, e deixaria os mutantes mais fortes para tomarem para si a Terra, e claro, Shaw seria o líder de todos.

Enquanto isso, Xavier ao mesmo tempo em que estuda a mutação que origina os X-Men, também sonha com um mundo comum as duas espécies: os humanos e os X-Men, mesmo que seus estudos mostrem o contrário: que a paz entre eles não será possível.

Entre estes três personagens – Erik, Shaw e Xavier – estão a CIA, os militares norte-americanos e os soviéticos. Quem sabe a sacada mais interessante da trama tenha sido justamente o cenário da Guerra Fria como pano de fundo para seu desenrolar: mísseis na Turquia, crise dos mísseis em Cuba, Terceira Guerra Mundial, Conspirações, etc. Enquanto os soviéticos e os americanos estavam prestes a darem início a uma guerra nuclear, manipulados por Shaw, Xavier e Erik, até então unidos, tentavam impedir que isso acontecesse, claro que cada um deles movidos por objetivos distintos: Xavier pela paz entre humanos e X-Men, já Erik, para vingar a morte de sua mãe.

Boas cenas de ação e efeitos especiais, abordagem interessante dos dramas de alguns mutantes, roteiro bem elaborado e desfecho satisfatório. É um ótimo filme de ação, e quem sabe até agrade aos exigentes fãs dos X-Men, pois sabemos que para o fã o filme nunca é tão bom assim.


Título original: (X-Men: First Class)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Matthew Vaughn
Atores: James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, January Jones.
Duração: 132 min
Gênero: Aventura

Um comentário:

  1. Eu gosto de assistir o desenho X-Man e tenho algumas curiosidades sobre os personagens.
    Acho que esse filme é uma boa pedida pra quem deseja saber um pouco mais sobre o começo de tudo.
    Vou ver se assisto tbm. :D

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!