sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Leitor

Não importa o que eu penso. Não importa o que eu sinto. Os mortos continuam mortos. (Hanna)


Se você procura por uma obra prima do cinema então acaba de encontrar. O Leitor é sereno,  intenso, emocionante,  surpreendente, em fim, magnífico. Baseado no livro Der Vorleser, escrito em 1995 pelo alemão Bernhard Schlink, o longa é ambientado na Alemanha pós-guerra e apresenta uma bela estória de amor vivida entre o jovem adolescente Michael Berg (David Kross) e Hanna Schmitz (Kate Winslet). Em virtude da diferença de idade o casal mantém seus encontros escondidos, porém, ainda assim são momentos de extrema paixão. Toda vez que se encontravam Michael, ou Garoto, conforme era chamado por Hanna, lia livros clássicos para sua amante e posteriormente faziam amor. E estas sessões de leitura e sexo se sucederam por muito tempo até que um dia Hanna desaparece sem deixar pistas, e só é vista por Michael oito anos mais tarde, quando já estudante de Direito, o jovem a vê no banco dos réus, sendo julgada por crimes de Guerra contra os Judeus. Ela e mais outras alemães, na época servindo a SS foram acusadas de deixar várias prisioneiras judias morrerem queimadas em uma igreja.
Enquanto que a primeira parte do filme enfoca o intenso relacionamento amoroso do casal, a segunda, por sua vez, traz a tona questões éticas e morais que envolvem os acontecimentos que permearam a segunda Guerra Mundial, porém sem desfazer a cativante atmosfera do filme. Neste instante o telespectador se questiona: por que aquela mulher capaz de amar tanto poderia ter feito parte daquele crime desumano? Qual sentimento é tão poderoso capaz de mover as pessoas em um front ? E qual seria o segredo que Michael esconde e que poderia ser favorável a Hanna naquele julgamento? Para quem acha que aqui é o final está enganado, pois, o desfecho ainda não é o julgamento, a alta qualidade da obra ainda é mantida nas cenas que se sucedem.
Para quem ainda não assistiu e não curti muito a folia carnavalesca pode pôr este belo filme na lista.
Título original: (The Reader)
Lançamento: 2008 (Alemanha, EUA)
Direção: Stephen Daldry
Atores: Ralph Fiennes, David Kross, Jeanette Hain, Kate Winslet.
Duração: 124 min.
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Fiquei muito interessada nesse filme assim que foi lançado mas por alguma razãoaindanãoovi. Espero que dessa vezeu lembre de baixá-lo!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ah esse filme é realmente maravilhoso lindíssimo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog hein. Sou um fã de cinema, inclusive estou te seguindo a partir de hoje. Quem sabe até possamos fazer parceria, estou no começo de um blog agora.

    Muito bom. Continuo seguindo.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!