sábado, 7 de abril de 2012

Habemus Papam


- Em que o senhor trabalha? (psicanalista)
- Eu sou ator. (Melvile)


Um cinéfilo de verdade não escolhe momento para assistir um bom filme, em qualquer época ou lugar, se a película for boa, dá se um jeitinho. Em uma rápida fuga da correria do dia dia, em visita a Cidade Maravilhosa, eis que a bela Mary nota o mais novo trabalho do ator e diretor italiano Nanni Moretti, o mesmo que atuou e dirigiu o muito bom O Quarto do Filho. Não poderia ser outra a nossa reação senão reservar um tempinho entre o passeio na orla e o café, e assim apreciar este filme no confortável Kinoplex de Copacabana.

Habemus Papam traz uma perspectiva que, confesso, nunca havia pensado antes: o fardo que é ser o maior ícone da religião cristã no mundo, ou seja, como pode ser difícil e angustiante ser o Papa. Na maioria das eleições que conhecemos os candidatos estão lá por vontade própria, ou então se comprometem, nem que seja almejando algum tipo de retorno no futuro. E no Conclave? Vários cardeais presos em uma sala até que dali saia o novo Papa. O que realmente se passa lá dentro? Moreetti, com uma dose de humor, drama, e claro, fantasia, recria este ambiente e traz outra luz sobre o que é ser um Papa.

Após a morte do Papa e de um Conclave bastante especial, cai no colo do cardeal Melvile (Michel Piccoli) a maior de suas responsabilidades: ser o novo Papa! Sua reação, ao contrário do que imaginamos, não foi a de alguém que estava ansioso por este cargo. Desespero, depressão, angústia, infarto, medo. Enquanto a multidão de fiéis aguardava na praça o anúncio do novo líder da Igreja católica, lá dentro, na Capela Sistina, a incerteza pairava. Até um psicanalista (Nanni Moretti) foi chamado para tentar trazer Melvile a razão, neste caso, a fé.

Neste filme temos ainda a oportunidade de acompanhar uma história que poderia (e pode) ser baseada em fatos reais. Ou ainda, refletir a cerca do que representa um Papa, o que esperam seus seguidores, e principalmente, é possível ser Papa sem estar representando?


Título original: (Habemus Papam)
Lançamento: 2011 (Itália/França)
Direção: Nanni Moretti
Atores: Michel Piccoli, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr, Franco Graziosi, Camillo Milli, Ulrich von Dobschütz, Margherita Buy, Riccardo Sinibaldi
Duração: 102 min
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Gostei de "O Quarto do Fiho", é um sensível drama e estou curioso para conferir este novo filme de Nanni Moretti,

    É uma tema muito interessante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. "O Quarto do Fiho" é para mim o grande filme de Moretti, apesar dele ser bom em comédia. Aqui, achei apenas que perdeu a oportunidade de explorar melhor a "terapia", para nos dar momentos como esse que você destacou no início.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!