sábado, 6 de outubro de 2012

Looper – Assassinos do Futuro


- A única regra é nunca deixar seu alvo escapar. (Joe)


Uma ideia genial: mandar seus desafetos para o passado e lá alguém “cuidaria“ dele. Claro que para isso seria necessário que existisse uma máquina do tempo, o que não é problema para uma ficção cinematográfica. Não podemos negar que a trama do  filme dirigido por Rian Johnson, que tem ainda Bruce Willis dividindo a tela com Joseph Gordon-Levitt, nos presenteou com uma boa dose de criatividade e ação.

Longas que tratam de viagens no tempo precisam ter bastante cuidado com roteiro, pois correm o sério risco de deixarem furos pelo caminho. O sábio Dr Brown (Christopher Lloyd), aquele cientista grisalho do saudoso De volta para o Futuro, já havia nos ensinado que qualquer coisa que um viajante do tempo fizer no passado pode alterar drasticamente seu futuro. A lição do Dr. Brown serviu para nos deixarmos sempre alertas quando estamos diante de um filme destes.

Joe (Joseph Gordon-Levitt) vive nos anos 2044 e é um looper, quer dizer, é encarregado de matar pessoas que são enviadas do futuro. Sim, aqui este tipo de viagem é possível, porém é um privilégio para poucos. Joe cumpre diariamente e de forma meticulosa a sua tarefa, pontual como um relógio: local e hora certa, apontar e dispara seu bacamarte, pronto, agora é desaparecer com o corpo, o que não é difícil, e receber a prata. Porém, todos os loopers sabem que esta rotina tem um alto preço: em algum momento eles podem ser surpreendidos com sua versão trinta anos mais velha na frente da sua arma rudimentar. E então, o que fazer neste instante?

Bruce Willis não mostra o peso dos seus quase sessenta anos. Ainda tem fôlego para fazer filmes de ação. Dividi muito bem a tela com Joseph Gordon-Levitt, que recebeu uma dose incrível de maquiagem, o que levou a uma perfeita caracterização de seu personagem. Além desta dupla, merecem destaque também Emily Blunt e principalmente, Pierce Gagnon, interpretando um quase sempre amável garotinho  Este quarteto e mais uns efeitos especiais aqui, uns tiros e correrias ali, oferecem  um valioso divertimento.


Título original: (Looper)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Rian Johnson
Atores: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, Paul Dano, Garret Dillahunt, Jeff Daniels, Tracie Thoms, Noah Segan, David Jensen.
Duração: 118 min
Gênero: Ficção científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!