domingo, 11 de setembro de 2011

As Torres Gêmeas

Você consegue ver a luz? (John McLoughlin) 


O cinema não poderia deixar de fazer seus registros sobre aquele que foi o dia que marcou o apagar das luzes do século XX. Um século que já começou mal, com duas Grandes Guerras e seguiu dando serenas demonstrações de como nós, seres humanos, somos bons no quesito matar. Infelizmente a lista das guerras, genocídios e atentados ocorridos nestes últimos cem anos é longa, triste e repetitiva. Como foi dito, Hollywood trouxe boas contribuições para dar voz ao maior atentado em solo americano já ocorrido. Além de As Torres Gêmeas, do conhecido diretor Oliver Stone, também podemos citar: Vôo 93, de Paulo Greengras. E inúmeros documentários, alguns patriotas, outros criticando o imperialismo norte americano, outros levantando mirabolantes teorias conspiratórias. Enfim tem pra todo gosto.

O filme é baseado na verídica história dos policiais John McLoughlin, interpretado por Nicolas Cage, e Will Jimeno, na pele de Michael Peña. Trabalhando no dia do atentado, estes e outros policiais entraram em uma das Torres, antes do segundo impacto, com o objetivo de ajudar as pessoas a saírem, porém com o desabamento acabaram ficando presos. O enfoque dramático é apontado em duas direções: o desespero dos homens soterrados e sua luta por sobrevivência de um lado, e do outro a aflição de suas famílias que sofriam sem saber se ainda estariam vivos ou não. Não deixa de ser o retrato do sofrimento vivido por inúmeras outras vítimas naquele fatídico mês.

Sim, é um filme tenso, até mesmo melodramático ou patriótico, mas também é uma boa oportunidade para refletirmos e percebermos que mesmo sob o reino da razão ainda podemos ser marionetes das paixões.



Título original: (World Trade Center)
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Oliver Stone
Atores: Nicolas Cage, Michael Pena, Maggie Gyllenhaal, Maria Bello.
Duração: 129 min
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. Este filme sempre é reprisado na tv a cabo, mas ainda não consegui assistir.

    As referências são interessantes, acredito ser um drama extremamente tenso.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem??

    Passando para avisar que você foi taguiado.

    http://capsuladepimenta.blogspot.com


    NÃO DEIXE DE DAR UMA PASSADINHA POR LÁ.

    Tenha um lindo dia, abraços apimentados, a Cápsula.

    ResponderExcluir
  3. Já assisti esse filme e não gostei muito não. Acho que é um filme fraco sobre o 11 de setembro. Voô United 93 dá de mil nele!
    No meu blog também citei alguns filmes sobre o 11 de setembro, se você quiser dar uma olhada: http://decimoandar10.blogspot.com/2011/09/o-dia-em-que-o-mundo-parou.html
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!