sábado, 24 de março de 2012

Contágio


Acordada, as pessoas tocam o rosto de 3 a 5 vezes por minuto. Nesse intervalo tocamos em maçanetas, bebedouro e um ao outro.  (Dr. Erin Mears)


Um novo vírus é descoberto, após as primeiras mortes começa a corrida da Organização Mundial de Saúde, das Agências de Saúde dos países e, claro, dos laboratórios, todos em busca de uma vacina. Longe de ser apenas um relato da ação inescrupulosa dos laboratórios farmacêuticos em busca do lucro, ou da simples reconstrução dos fatos que seguiram a descoberta de vírus como a SARS ou H1N1. Este filme também revela aspectos interessante da ação de grupos anti-governos, aqueles mesmos: alarmistas que estão sempre apostos para te recomendar a não tomar uma nova vacina, ou dizer que tudo não passa de uma conspiração do governo. Sem deixar de destacar o aspecto humano de quem está no comando de toda a operação em um instante destes, no caso, o Dr. Ellis Cheever, muito bem interpretado por Laurence Fishburne. 

Contágio vai além das fronteiras que delimitam as grandes corporações ou relações entre Estados. Impressiona a perspectiva ideológica de alguns dos cientistas envolvidos na busca da vacina, ou na tentativa de encontrar a primeira vítima. Os dramas pessoais são sensíveis ao espectador, assim como a sensação de terror frente a uma grande tragédia. Ou a idéia de que estamos a todo instante mergulhados em uma sopa de vírus e bactérias, isto faz deste um filme não recomendado para quem tem mania por limpeza ou toc (transtorno obsessivo-compulsivo).

Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) retorna de uma viagem internacional e já no aeroporto apresenta os sintomas da doença, aparentemente gripada vai para casa do marido Mitch Emhoff (Matt Damon) e de seu filho. Algumas Cenas depois acompanhamos Mitch no hospital e a movimentação do grande aparato burocrático e tecnológico das agências de saúde e de seus médicos e cientistas, todos investigando a origem desta doença. Observamos também a alma crítica do filme que é Alan Krumwiede (Jude Law), um blogueiro (ou seria uma pixação com pontuação?). O pensamento de Alan não é diferente do nosso, pois quando recebemos mais uma notícia de um novo vírus matando pessoas por aí, sempre questionamos a relação destes grandes laboratórios com este acontecimento. 

Aprecio bastante estes filmes que não tem a pretensão de lhe mostrar a verdade, mas deixam algumas pistas que podem te fazer acreditar tanto em um lado quanto no outro. Assim é o imperdível Contágio. Paramos por aqui antes que eu revele mais sobre o filme.


Título original: (Contagion)
Lançamento: 2011 (EUA/ Emirados Árabes)
Direção: Steven Soderbergh
Atores: Matt Damon, Marion Cotillard, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Laurence Fishburne, John Hawkes, Tien You Chui, Josie Ho, Daria Strokous
Duração: 106 min
Gênero: Ação

Um comentário:

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!