sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Clube da Luta

- O que nós somos? (Tyler Durden)
- Somos consumidores (Jack)
- Somos consumidores, produtos secundários da obsessão de um estilo de vida. Assassinato, crime, pobreza. Estas coisas não me interessam. O que me interessa são as revistas de celebridades, televisão com 500 canais, marcas famosas nas minhas cuecas: Rogaine, Viagra, Olestra. (Tyler Durden)


Existe alguém que ainda não assistiu este filme? Quem nunca se sentiu tão entediado quanto Jack(Edward Norton)? Ou tão inconsequente quanto Tyler Durden (Brad Pitt).
Jack é um homem que apesar de ter uma vida estabilizada economicamente estava entediado e angustiado com sua vida, o que lhe provocava insônias. Seguindo o conselho do médico passou a frequentar grupos de apoio a pessoas com determinadas doenças, foi nestes locais que ele encontrou Marla Singer (Helena Bonham Carter) que fazia o mesmo: frequentar estes locais para se sentir melhor. O encontro com Durden, um vendedor de sabão, foi em um avião. Estes três dariam o tom do filme. Da conversa entre Durden e Jack surge a ideia de formar um Clube da Luta, lugar para extravasar a energia presa resultante do convívio diário com as inúmeras regras e angustias geradas por nossa sociedade. Como era de se esperar o clube se transformou em um sucesso.
Aqueles que condenam o filme é por que acreditam que ele faz apologia a violência, já os defensores afirmam que esta obra é uma crítica a sociedade consumista que faz do ser humano pacientes carregados de neuroses e psicoses, que as lutas estão ali no sentido metafórico, e que Clube da Luta pode até ser pacifista, pois demonstra que os problemas não podem ser resolvidos através da violência. De qualquer forma só após a análise cuidadosa do desfecho final do filme é que você terá elementos suficientes para defender ou atacar Clube da Luta.
Enfim, em tempos do Politicamente Correto e da extrema violência urbana cotidiana  capaz de provocar Síndrome do Pânico nas pessoas, este filme não deixaria de chamar atenção de muitos por aí.
E aí, Com quem você lutaria?


Título original: (Fight Club)
Lançamento: 1999 (EUA)
Direção: David Fincher
Atores: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter, Meat Loaf.
Duração: 140 min.
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. "Existe alguém que ainda não assistiu a este filme?"

    Eu o//
    xDD

    Mas meu namorado mee enche a paciência pra vê-lo! =)

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores filmes de David Fincher - adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é uma obra "cult" prima...o livro ainda é melhor...Brad e Edward estão ótimos!
    "Somos a merda do mundo que faz de tudo para chamar atenção!"

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!