sábado, 26 de fevereiro de 2011

[Oscar de Melhor Filme - 2010] - Guerra ao Terror

“A emoção da batalha costuma ser um vício forte e letal, pois a guerra é uma droga.”  (Epílogo - Chris Hedges)


Geralmente a guerra é um terreno fértil para a produção de bons filmes, e esta última no Oriente Médio iniciada pelos norte-americanos e seus aliados não poderia ser diferente. Contando com bons atores, um roteiro tenso, e tratando de um tema atual e até então muito debatido, Guerra ao Terror conseguiu faturar seis estatuetas, superando o fenômeno de bilheteria Avatar, por sinal, merecidamente.
Sou aficionado em filmes cujo tema principal é a guerra ou relações internacionais, por isso não preciso informar que este filme me impressionou bastante. O longa enfoca a rotina de um esquadrão norte-americano responsável pelo desarme de perigosas bombas  em praças, edifícios e ruas estreitas do conturbado Iraque. As intensas e eletrizantes sucessões de cenas mantêm o telespectador em constante suspensão,  definitivamente este é um filme que consegue manter o clima de ação e adrenalina com ou sem confronto e troca de tiros.
Dificilmente um filme será capaz de reconstruir a realidade e crueldade de uma guerra, quem sabe até este não seja seu principal objetivo. Porém, desta vez o telespectador segue a rotina dos soldados e compartilha com eles a satisfação e o alívio de uma bomba desarmada com sucesso, pois cada missão cumprida representa mais um dia vivo e mais um dia perto de casa. Mesmo sabendo que, a partir daquele instante, ações simples como fazer compras em um supermercado será uma rotina  vazia, após  tanto tempo flertando com a morte no Iraque.
Título original: (The Hurt Locker)
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Kathryn Bigelow
Atores: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce.
Duração: 131 min.
Gênero: Drama

2 comentários:

  1. Nunca vi Guerra ao Terror, mas não me falta vontade!xD

    Nossa, sou muito fraquinha de filmes, haha! :DDD

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi. Não sou statista mas por ter conquistado seis estatuetas acredito que seja bem bom. Gosto da temática "guerra".

    Estou seguindo, me segue?

    http://rodrigoludwig.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!