sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Corajoso Ratinho Despereaux

"Ah Despereaux, há tantas coisas lindas para você ter medo nesta vida, só basta descobrir o quão assustadoras elas são " (Pai de Despereaux)


Uma grande vantagem dos roteiros adaptados, ou seja, dos filmes originados de obras literárias é que em sua maioria possuem uma magnífica riqueza de detalhes no seu roteiro; tramas e personagens bem mais elaboradas e logo, a possibilidade maior de emocionar o público, evidentemente isto não é uma regra. Assim é esta animação que conta a estória de um ratinho bastante corajoso e destemido, baseado na obra de Kate DiCamillo: A História de Despereaux.
Uma terra em que a convivência entre humanos e ratos não era de inimizade, pelo menos até a rainha morrer em virtude de um acidente causado por um rato viajante, daí pra frente o rei baniu os ratos do reino, expulsando-os para uma espécie de calabouço, masmorra aonde nem a luz do sol alcançava. Entretanto, escondidos na cozinha, viviam os camundongos, entre eles Despereaux, que diferentemente dos outros, não temia os humanos, tão pouco as ratoeiras e também não comia livros, preferia ler suas estórias. Por ser um camundongo atípico - eu diria um camundongo além do seu tempo, semelhante a muitos artistas de nossa História que só foram compreendidos após a morte - Despereaux foi castigado por ter falado com humanos ( a triste princesa): banido para sempre, jogado em um poço que daria justamente no mundo dos ratos expulsos pelo rei. Daí em diante ocorre um cruzamento de estórias bastante interessantes: o rato viajante que havia provocado a morte da rainha e a ira do rei conhece Despereaux, um guarda do castelo muito amargurado, pois havia doado a filha quando bebê e hoje se arrepende muito também conhece o destemido herói. Sem mencionar a figura maligna do líder dos ratos, um promovedor de eventos cruéis e sádicos com objetivo de divertir seus súditos. Tem ainda uma princesa triste por não ter mais aquele mundo feliz de antes do acidente com os ratos, uma empregada que sonha em ser princesa, um rei muito triste, um cozinheiro esquizofrênico que conversa com a comida, e muito mais.
Esta é uma animação com uma riqueza de personagens e detalhes impressionante, talvez uma das melhores que já assisti nos últimos anos.

 Título original: (The Tale of Despereaux)
Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)
Direção: Sam Fell, Robert Stevenhagen
Atores: Matthew Broderick, Dustin Hoffman, Emma Watson, Tracey Ullman.
Duração: 100 min.
Gênero: Animação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!