sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Menino do Pijama Listrado

A infância é medida pelos sons, aromas e paisagens, antes de surgir a hora sombria da razão. (John Betjeman – Epílogo)


O leitor do livro de John Boyne, que serviu de inspiração para o filme, não elogiaria a película, o que é bastante comum, na verdade são raríssimas as situações em que o oposto acontece, ou seja, o filme ser mais emocionante que o livro. Assim, a chance de gostar deste filme dependerá de você ter lido ou não o livro. Eu não o li e gostei bastante do filme, se bem que sou suspeito para comentar, pois longas que contam o drama humano em consequência de guerras estão entre os meus favoritos.

Seu epílogo não poderia ser melhor. Quem sabe sirva também pra explicar como Bruno (Asa Butterfield), um garoto de 8 anos, poderia ser tão, digamos, bobinho. Talvez não tivesse ainda sido tragado pelas trevas razão.

Invariavelmente antes do final dos filmes que tratam dos horrores da Segunda Guerra, me suscita a mesma questão, nada original por sinal, Como puderam? Ou seja, que anestesia foi esta capaz de permitir a morte de milhões de civis presos, aliás, elaborar engenhocas que possibilitasse matar mais de uma só vez? E não nos sintamos confortáveis por este episódio ter acontecido há quase 70 anos, pois notícias sobre genocídios são de uma frequência quase anual.

Bruno é filho de um oficial do exército nazista (David Thewlis) promovido para uma missão importante, para isso teria que mudar de Berlim junto com sua esposa (Vera Farmiga) e os dois filhos. O pai até que era amoroso, dedicado e sempre disposto a dar-lhes conforto, um forte contraste com aquele oficial responsável pelo prosseguimento da missão de extermínio.

Mesmo contrariado por ter que deixar seus amigos, Bruno foi com a família para sua nova casa longe Berlim. Sem saber, o jovem garoto iria morar ao lado de um Campo de Concentração. Bruno estranhava que aqueles “fazendeiros” estavam sempre de pijamas, ou que um dos empregados da casa (um dos judeus presos) deixou de “praticar a medicina” para cortar batatas. Sua curiosidade o leva a explorar á área, até que, escondido dos pais, Bruno alcança a cerca eletrificada do Campo de Concentração. É assim que conhece Shmuel (Jack Scanlon), outro menino de 8 anos, entristecido e sentado ao lado da cerca, se escondendo dos trabalhos forçados e da violência dos guardas. Bastaram poucas conversas para que os dois se tornassem amigos e demonstrassem a não adequação àquele mundo cruel e indeciso dos adultos.

Fugas no meio da tarde para ver o novo amigo, brincadeiras separadas por uma cerca, pequenas descobertas que poderiam revelar a verdadeira atividade do pai, aquele que não parecia mais ser seu herói. E uma chaminé sempre em operação, da qual exalava uma densa fumaça negra com um terrível odor. Não sabia Bruno que ali queimavam diariamente os amigos e familiares de Shmuel.

Um filme que passa rápido. Clichê para alguns, muito inferior ao livro para outros, porém, triste, como não poderia deixar de ser.


Título original: (The Boy in the Stripped Pyjamas)
Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)
Direção: Mark Herman
Atores: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill.
Duração: 94 min
Gênero: Drama

8 comentários:

  1. eu sei que já vi... Mas, preciso rever! rs

    ResponderExcluir
  2. Putz, o que falar desse filme?

    Esse foi o segundo filme em que mais chorei assistindo.
    Foi tão tenso, que de madrugada liguei pro meu namorado chorando. :P
    Quero tanto ler o livro..masé tão triste.

    É uma história linda, definitivamente.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse filme. Ele é super triste, mas uma bela história. A inocência do olhar infantil diante da guerra me fez lembrar A Vida é Bela.
    Ótima recomendação.

    http://acervodocinema.blogspot.com
    http://memoriadasetimaarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente, esse filme é triste!! heheh
    Parabéns pelo Blog.

    Que tipo de parceria poderíamos fazer? www.cinemacomcultura.com

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!
    Ah você certamente iria adorar esse tipo de evento..e fui eu quem emprestou a arma pro Jesus...se não me engano ano passado ele tinha um Death Note o.o
    Eu tenho muito interesse de ver esse filme e depois da resenha vou anotar para baixar e assistir!

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este filme é ótimo. Já vi várias vezes, e sempre recomendo.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!