terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Contador de Histórias


- Têm meninos que saem do caminho, o Roberto é um desses. (Pérola)


Os jornais, e principalmente os governos, não cansam de alardear que a situação socioeconômica do Brasil avançou bastante nos últimos anos, o que não deixa de ser verdade. Ainda assim, observamos, principalmente nas ruas, o fruto do nosso atraso, não é muito difícil encontrarmos crianças nas sinaleiras, praças e avenidas, ás vezes pedindo esmolas, outras vezes, roubando.   Enfim, se nestes nossos dias de relativa bonança é este o cenário que encontramos, imagine na década de 70?

É diante deste contexto de dificuldades, há quase trinta anos que aquela mãe de dez meninos e meninas, moradora de um barraco da área pobre de Belo Horizonte, vê na FEBEM a grande oportunidade para educar e oferecer um futuro diferente ao seu filho, torná-lo um doutor, principalmente após as belas propagandas desta instituição veiculadas na TV da época. Este oi o primeiro trauma de Roberto Carlos, aquele menino que passava o dia todo na rua empinando pipas: ter sido separado de sua mãe aos seis anos, vindo a ser interno da FEBEM. Os anos se passaram e aquela instituição que já não se parecia em nada com aquela da propaganda ficou ainda pior, só restava a Roberto Carlos uma alternativa: fugir. Inúmeras vezes fugiu e também foi recapturado, um ciclo que só se rompeu no instante que foi abordado por Margherit Duvas (Maria de Medeiros), uma pedagoga francesa que fazia pesquisas no Brasil.

Aquele encontro mudaria a vida dos dois, não sem traumas, é claro. Roberto Carlos, agora com mais de treze anos, já era considerado irrecuperável para a sociedade, como muitos garotos que estão na mesma situação hoje em dia, só havia um caminho: a cadeia ou cemitério. Claro que Margherit não pensou assim, se encantou por aquele menino de rua, contra a vontade de muitos, se aproximava de Roberto e, em conseqüência, do perigo também.

Por mais que seja baseado em uma história real, e a grande maioria já saiba o seu final, afirmo que este é mais um belo filme nacional: ótimas atuações, roteiro cativante, trilha sonora... Descubra a história de Robertô (como era chamado pela francesa Margherit), pelo menos em parte, uma trajetória comum a muitos brasileiros, mas que não deixa de ser única e também muito emocionante.


Título original: (O Contador de Histórias)
Lançamento: 2009 (Brasil)
Direção: Luiz Villaça
Atores: Maria de Medeiros, Jú Colombo, Marco Ribeiro, Paulinho Mendes.
Duração: 110 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!