quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Jogo de Poder


“Quando Benjamin Franklin deixou o Salão da Independência logo após destacar a 2° Tropa, uma mulher se aproximou dele e disse: ‘ Sr. Franklin, que tipo de governo o Senhor nos deixou? ’. Franklin respondeu: ‘uma República, senhora. ’ Se vocês puderem mantê-la. A responsabilidade de um país, não está nas mãos de uma minoria privilegiada. Somos fortes e estamos livres da tirania desde que cada um lembre-se do seu dever como cidadão. Seja fiscalizando buracos em suas ruas ou denunciando uma mentira do discurso do Estado maior. Falem!” (Joseph Wilson)


O super aparato estatal não pode e não deve ser tão facilmente operacionalizado por determinados grupos com o intuito de obter êxito em empreendimentos pessoais ou em sentimentos excessivamente nacionalistas. Para que um governo republicano e democrático evite levar seus cidadãos a cair nestas armadilhas é preciso uma monitoração constante de suas ações. Porém, já sabemos que o recurso ao discurso nacionalista, patriota e o "Perigo Externo" é uma boa estratégia para unir o povo em prol de um objetivo, e a Casa Branca  também sempre soube disso, como veremos neste longa. 

A Guerra do Iraque ainda continua sendo terreno fértil para a construção de filmes. Desta vez, baseado em fatos reais, Hollywood retrata a trajetória da Agente Secreta da CIA, Valerie Plame, que teve sua identidade revelada a imprensa por funcionários do alto escalão da Casa Branca. Uma estratégia política em meio a tentativa de fundamentar o ataque das forças americanas ao Iraque, mais uma do inesquecível governo Bush.

Valerie Plame (Naomi Watts) era uma agente da CIA, atuava em operações secretas em diversas partes do mundo, além de trabalhar nas pesquisas que deveriam apontar ou não a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Uma das estratégias deste último trabalho é recrutar a opinião de vários especialistas a respeito de um determinado tema que envolva as supostas armas, por isso, Joseph Wilson (Sean Penn), ex-embaixador do governo de Bill Clinton e esposo de Valerie, foi convidado a investigar se o Níger teria vendido material prima para fabricação de tais armas a Saddam Hussein.  Após a viagem e conversas com ex-membros do governo daquele país, Joseph Wilson concluiu que a suposta venda nunca poderia ter acontecido. Enfim, as investigações da CIA não encontravam elementos que justificassem acusar o Iraque de fabricar estas armas.

Porém, como sabemos, o presidente norte americano autorizou o ataque fundamentado na existência de provas que apontavam a fabricação de armas de destruição em massa no Iraque. È aqui que começa a aventura da Valerie. Sabendo que o governo estava mentindo, Joseph Wilson publicou um artigo no The New York Times com sua versão dos fatos, em contrapartida, altos funcionários da Casa Branca soltaram à imprensa a identidade secreta de Valerie Plame, ou seja, sua carreira, vida familiar e pessoal estariam praticamente acabadas.

Daí em diante se desenvolve uma batalha na mídia e depois nos tribunais: um homem (Joseph Wilson) versus a Casa Branca, quem vence esta guerra? 

Imperdível.

Título original: (Fair Game)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Doug Liman
Atores: Naomi Watts, Sonya Davison, Sean Penn, Michael Kelly, Stephanie Chai, Anand Tiwari, Vanessa Chong
Duração: 108 min.
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!