quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Exterminador do Futuro 4 – A Salvação


"Estamos lutando há muito tempo. O número de máquinas é maior. Trabalhando incansavelmente, sem desistir. Você não está sozinho, existem resistências em vários lugares do planeta. Aqui é John Connor. Se você estiver ouvindo, você é da resistência”  (John Connor)



A trama central desta franquia é muito interessante, ás vezes confusa e sem sentido, porém, ainda assim consegue capturar o espectador, ás vezes transformando-o em fã. Nenhuma novidade, aliás, é quase simples: humanos lutando contra máquinas inteligentes. Até aí tudo bem, adicionamos então um homem que lidera a Resistência dos humanos, passando então a ser o alvo principal das máquinas. Estas máquinas - como afirmei, inteligentes – percebendo que não conseguem derrotar este líder - John Connor – envia um robô exterminador para o passado com a finalidade de matar a mãe de Connor. Isto tudo é contado no primeiro filme, um dos clássicos de Arnold Schwarzenegger nos anos oitenta: O Exterminador do Futuro.

A medida que a história é exposta torna se mais interessante, pois outros personagens passam a fazer parte dela. O que possibilita, se for bem feito, explorá-la e produzir uma boa leva de filmes, e até agora a franquia não tem decepcionado.

Neste quarto filme é mostrado o que Sarah Connor – a mãe de John Connor – não cansava de contar lá no primeiro filme: a luta entre máquinas e humanos que estaria ocorrendo no futuro. Christian Bale interpreta John Connor e lidera um grupo de soldados na implacável luta contra a Skynet. Em uma determinada missão Connor e seus companheiros invadem um laboratório abandonado, lá havia prisioneiros humanos e uma singular experiência da Skynet: Marcus Wright (Sam Worthington), um ex-prisioneiro que, no corredor da morte, doou seu corpo para a Skynet. 

Entre tantas decisões difíceis, Connor terá que avaliar se Marcus é humano ou máquina, salvar o civil Kyle Reese e ainda testar a nova arma da Resistência: um aparelho que emite um som em determinada freqüência e desliga as máquinas. São decisões importantes e o futuro da humanidade depende delas, mas não esqueçamos: as máquinas são inteligentes!

Acredito que poucas pessoas, daquelas que apreciam cinema, deixaram de assistir algum filme desta franquia, pois afinal, quem não conhece o bordão: “hasta la vista baby” ? Mas se você cometeu o sacrilégio de não assistir nenhum deles, então está ai uma boa dica.


Título original: (Terminator Salvation)
Lançamento: 2009 (Alemanha, EUA, Inglaterra)
Direção: McG
Atores: Christian Bale, Sam Worthington, Moon Bloodgood, Helena Bonham Carter.
Duração: 115 min
Gênero: Ficção Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!