sábado, 18 de fevereiro de 2012

Elefante


“Nunca vi um dia tão triste e belo.” (Eric)


Vez ou outra nos deparamos com filmes que representam muito bem a Sétima Arte, geralmente são aqueles que continuam navegando em nossa cabeça até mesmo dias depois de termos assistido. Elefante é assim, não por ser perfeito na reconstituição da tragédia em Columbine - acontecimento em que se baseia a película - pelo contrário, pois este não é um simples documentário, mas sim por nos mostrar uma brutalidade crua, que por mais que tentemos, não encontraremos justificativas.

Gus Van Sant, o diretor, foi muito feliz na montagem da obra. Retratou alguns dias comuns em uma escola cheia de alunos também comuns. Professores, que talvez tenham se perdido no “meio”esquecendo do “fim”, grupos de alunos reunidos por preferências, ou separados por indiferença, tarefas escolares, brincadeiras, conflitos, Bullying, ou seja, uma escola tão comum quanto qualquer outra norte-americana, ou melhor, em qualquer lugar do mundo. 

A narrativa do filme não tentou se afastar do objeto com intuito de, a partir de uma visão geral e ampla, apontar as possíveis causas que levaram àquela tragédia, ou tentar compreender aqueles acontecimentos de forma tão clara quanto o ato de reconhecer um elefante em uma sala de estar. Não, a narrativa partiu de cada personagem, sejam eles autores ou vítimas: detalhes do cotidiano, angústias, medos, hobby, interesses que revelavam cada vez mais um grupo de adolescentes... comuns.

Como é de costume, após a tragédia os “especialistas” logo apontaram, e continuam apontando, os motivos que levaram Eric e Alex ( no ataque real a escola foram Eric Harris e Dylan Klebold ) a planejarem a invasão e ataque a própria escola onde estudavam, diriam os especialistas: dificuldade de interação com os demais, Bullying, facilidade de comprar armas, games violentos, a sociedade, etc. Mas, Gus Van Sant não quis saber de nada disso, mesmo trazendo tudo isso para o filme, o diretor premiado em Cannes por esta mesma obra, nos mostra a beleza  de dias comuns entrecortada pela brutalidade de um dia que ficou para a história. O filme não tenta explicar nada, não é um documentário, e sim um triste retrato que infelizmente se repetiu outras vezes em outras escolas pelo mundo afora.


Título original: (Elephant)
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Gus Van Sant
Atores: Alex Frost, Eric Deulen, John Robinson, Elias McConnell.
Duração: 81 min
Gênero: Drama
   

2 comentários:

  1. Seu texto disse bem a ideia do filme/documentário.

    Belo filme. Amei.

    ResponderExcluir
  2. Bela abordagem, meu caro! Realmente, o Gus Van Sant conseguiu a bela proeza de fazer um filme profundo sem aprofundar-se em nenhum desses temas que levantaste como as possíveis causas apontadas por especialistas quanto aos porquês da tragédia. E os passeios em longos 'takes' pela escola com os estudantes assassinos, juntamente à narrativa entrecortada de tempo descontínuo, terminam de fazer deste filme algo que nos persegue por tempos a fio pela sua singela sinceridade com o que podem ter sido as últimas horas de jovens pedidos... Único senão, talvez, a sequência provocativa do homossexualismo entre os dois!

    E quando o parente vai aparecer lá nos Morcegos?! Abração e bom feriado!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!