domingo, 22 de abril de 2012

Lessons of a Dream


- Então esta é a meta? Incrível como dois paus enfiados na terra causam tanta emoção nos meninos. (Professor)


O interior de uma Alemanha ainda imperial do final do século XIX serve de palco para esta bonita história, que tudo indica, baseada em fatos reais. É precisamente em uma escola que, como não poderia deixar de ser, também reproduz os valores culturais e princípios da região: disciplina, rigidez, exaltação da nação e do império germânico, ao mesmo tempo em que alimenta uma enorme rivalidade e preconceito contra os ingleses, franceses, em fim, todo o restante da Europa. 

Foi para esta escola que Konrad Koch (Daniel Bruehl) - um alemão que escolheu ir estudar na Inglaterra ao invés de ir para guerra – foi convidado para lecionar a língua inglesa, um verdadeiro pioneirismo para a época. O responsável pelo feito foi o diretor (Burghart Klaussner), sempre antenado com o progresso, porém, os demais professores da escola não viam com bons olhos o ensino da língua dos “bárbaros”, pois não teria utilidade alguma para o esperado momento em que a Alemanha enfim invadiria aquela “maldita Ilha”.

É neste ambiente tomado de preconceito e resistência que o professor Konrad tentará ensinar o inglês, e não restará alternativa senão usar o futebol como elemento motivador. Era a primeira vez que aquele esporte britânico, ou como foi chamado, “doença inglesa” era apresentado aos alemães. Não é necessário pensar muito para concluir que a reação dos professores e demais autoridades locais foi completamente diferente da reação dos jovens alunos. 

Lessons of A Dream não e simplesmente o relato da chegada do futebol em território alemão, é também um passeio sobre as relações entre proletários e aristocratas, ou melhor, miseráveis e ricos, ou mesmo perceber o espírito empreendedor daqueles que aprendemos a chamar de burgueses. Sem esquecer-se da odiosa, mas comum, disciplina que dominava as escolas da época.

Um filme leve e emocionante, que nos leva a perguntar por que o Brasil, aclamado como o país do futebol, ainda não fez um filme sobre o desembarque do também inglês Charles Miler e sua pelota por aqui? Assim como no exemplo alemão, é uma ótima história para um filme.


Título original: (Der große Traum ganz)
Lançamento: 2010 (Alemanhao)
Direção: Sebastian Grobler
Atores: Daniel Brühl, Burghart Klaußner, Justus von Dohnányi, Kathrin von Steinburg, Thomas Thieme, Jürgen Tonkel, Axel Prahl, Henriette Confurius, Theo Trebs, Adrian Moore
Duração: 113 min
Gênero: Ficção

3 comentários:

  1. Não conhecia esse films, mas cinema alemão sempre me interessa. Além de ter o Daniel Bruhl que é um otimo ator. Vou pesquisar sobre ele.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, nos últimos anos o cinema alemão produziu ótimos filmes e grandes atores.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é incrivel e muito infloenciador, gostaria de saber o nome dos atores que interpretam as crianças!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!