sexta-feira, 22 de junho de 2012

Prometheus

Até onde iria para obter suas respostas? (David)


Guardado na geladeira por mais de dez anos, Prometheus finalmente chega às telonas, e como não poderia deixar de ser, nos remete a um dos alienígenas mais temidos do universo cinematográfico, o Alien. É um filme para a geração que não tremeu de medo nos anos noventa com os filmes deste ser de cabeça chata e gosmenta. Alien, produzido no longínquo ano de 1979, também teve a direção do grande Ridley Scott, que, para a alegria dos fãs, manteve a mesma fórmula de sucesso neste seu novo trabalho.

Filmes de ficção possuem um aspecto interessante: sempre constroem um futuro magnífico, cheios de tecnologias que nos deixariam boquiabertos, e em Prometheus não é diferente: androides perfeitos, sono criogênico, super naves espaciais, etc. Além desses exercícios criativos dos roteiristas, o filme também nos apresenta aquele olhar sempre visionário e as vezes fantasioso dos cientistas, representado aqui pelos arqueólogos Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green).

Somos remetidos também a questões envolvendo religião, crença e, principalmente, a uma das perguntas que sempre inquietaram o homem: de onde viemos? E, para não fugir a nossa normalidade, a vingança, ganância e violência também dão as caras no filme. Enfim, é um filme que possui um efeito visual bem interessante, além de uma ótima trilha sonora, que contribui para manter o expectador sempre em estado de suspensão.

Acreditando estar seguindo pistas que nossos criadores deixaram na Terra, um grupo de cientistas financiados por uma grande corporação (Weyland-Yutani) são levados ao distante planetoide LV-223. Lá, entre pesquisas e descobertas que mudariam a história da humanidade, acontecimentos estranhos tomam a tripulação de surpresa. As questões científicas ou mesmo religiosas que moviam aquelas pessoas já não tinham mais importância. Até mesmo sobreviver não era mais o bastante. O que e quem os atraíram até aquele lugar?

Sem dúvida Ridley Scott é uma ótima propaganda para o filme, porém, definitivamente não é apenas seu nome que garante sua ida ao cinema, pois, ao final, na apresentação dos créditos, você sairá satisfeito, seja um fã do Alien, ou não. Não é um marco na história do cinema, mas consegue divertir, principalmente frente aos últimos filmes mornos de alienígenas que chegaram às salas de cinema.


Título original: (Prometheus)
Lançamento: 2012 (Estados Unidos)
Direção: Ridley Scott
Atores: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Kate Dickie, Benedict Wong, Emun Elliott, Patrick Wilson
Duração: 124 min
Gênero: Ficção

3 comentários:

  1. Quero ver o filme e adorei a parte em que você diz: sempre constroem um futuro magnífico, cheios de tecnologias que nos deixariam boquiabertos. Verdade pura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcos tive o prazer de conhecer seu blog ao procurar alguns cometários sobre um dos filmes que vinha acabado de assistir, no caso o "O pacto" com Cage.
    Adorei também estes seus comentários sobre o filme Prometheus.
    Não sei se realmente possui tempo, porém, apesar dos seus cometários sutilmente (de forma positiva) nos trazerem aquela vontade de ver o filme como todos aqueles traillers lançandos antes nos dão, fiquei com um pouco de receio ao acompanhar uma outra crítica esta lançada pelo nercast neste link-- > http://www.actionsecomics.net/2012/06/ate-momento-maior-decepcao-do-ano.html
    Então, somado ao que viu e aos comentários do video neste link, realmente vale a pena ver o filme?
    Gostei muito do seu blog, e de agora em diante o acompanharei sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno, legal ter chegado ao nosso blog e gostado. Ultimamente não tenho comentado filmes como gostaria.
    Vc tem razão quanto ao seu comentário lá no post do filme "Pacto": críticas são sempre opiniões. A questão é que alguns "críticos profissionais" até mesmo para valorizar seu trabalho, tentam rodeá-la de uma áurea quase científica.
    E quanto ao filme "Pacto" não deixe de assistir, vá mesmo. Eu gosto dos filmes dramáticos de Cage, mais do que os de ação, e este está entre os dois gêneros. Vale sim alguns minutos de diversão.
    Volte e comente sempre!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!