sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

"A única pessoa que está no seu caminho é você mesma." (Thomas- O diretor)


Segundo a Folha, para Darren Aronofsky, o diretor do filme, Cisne Negro é uma metáfora para o processo destrutivo da arte, quando acabei de assistir este filme pensei algo parecido: lembrei imediatamente de Almas a Venda e o fato do artista se perder no processo de construção da sua obra, do seu personagem. É exatamente o que acontece com Nina (Natalie Portman), bailarina que ganhou a oportunidade de se apresentar no papel principal de O lago dos Cisnes, porém as exigências do Diretor (Vincent Cassel), da mãe (Barbara Hershey), ex-bailarina fracassada e aposentada eram demasiadas altas. Sem deixar de mencionar a concorrência das outras bailarinas, neste caso, rivais, e as exigências quanto a interpretação do personagem Cisne Negro(sensual, maliciosa) que contrastava fortemente com a personalidade de Nina (meiga, graciosa).

Todos estes elementos fazem com que a bailarina tenha conflitos psicológicos e dificuldades em distinguir as alucinações da realidade. Assim, a medida que atende as necessidades do papel sua lucidez e senso de realidade vão desaparecendo.
Um filme que apresenta belas atuações, desde Natalie Portman, Vincent Cassel até a Mila Kunis no papel de Lily, a bailarina rival. Além de um ótimo roteiro, e fotografia que justificam as cinco indicações ao Oscar: direção, filme, montagem, fotografia e atriz.


Título original: (Black Swan)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Natalie Portman, Winona Ryder, Vincent Cassel, Mila Kunis.
Duração: 103 min.
Gênero: Suspense

4 comentários:

  1. Esse é um que estou louca para assistir,e o post,me instigou ainda mais :)

    ResponderExcluir
  2. ESSE EU TO LOUCA PRA VER
    ÓTIMA RESENHA
    LIKS DA SEMANA PRA VC ;D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Assistam, não sabem o que estão perdendo!

    ResponderExcluir
  4. massa, vou assistir sim!
    o da Bruna ia ser nesse fim de semana mas nem deu1 assim que assistir eu te digo o que achei
    beijokas

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!