sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hooligans

"O mais importante não é saber que seus amigos o protegem,mas saber que você protege seus amigos" (Matt)


Sentir se vivo, fazer parte de algo, lealdade, ir até seus limites, sentir a adrenalina correndo nas veias, estas poderiam sim ser as justificativas que levassem o telespectador a entender o motivo de Matt Buckner (Elijah Wood) querer fazer parte dos Hooligans. Mas ainda assim, seriam insuficientes, pois estas palavras não seriam suficientes para traduzir a intensidade daqueles momentos. Não se trata, a princípio, de cruéis criminosos, mas sim, de construir e manter uma reputação. Quando Peter Dunham (Charlie Hunnam) e Matt cederam seus lugares a uma senhora em uma viagem de metrô foi justamente para demonstrar este aspecto daqueles jovens, todos estabelecidos em suas profissões, porém após envolvido na atmosférica mágica do pré e pós jogo, nada importava, senão proteger os amigos e construir uma imagem de uma torcida forte, mesmo que para isso fizessem uso da violência, aliás, a extrema violência era a principal estratégia.
É sim, até certo ponto, a construção de uma imagem romântica das torcidas organizadas, pois o filme não objetiva trazer uma crítica àqueles comportamentos, mas sim, mostrá-lo a partir de uma perspectiva: a dos seus membros. Para o filme, toda esta rivalidade violenta acaba no dia posterior ao jogo, pois todos voltariam as suas vidas normais. Aceitamos esta abordagem, é uma licença cinematográfica.
Hooligans faz um breve mais intenso passeio pelo submundo das torcidas organizadas de Londres, através de Matt, um ex-estudante de Harvard, de onde foi expulso injustamente. Ao chegar à Inglaterra, para visitar a irmã, conhece Peter que logo o apresenta ao mundo da extrema rivalidade das torcidas de futebol. E assim, violência, brigas, bebidas, e futebol passam a fazer parte da vida daquele ex-estudante de jornalismo que nunca havia brigado antes.

Título original: (Hooligans)
Lançamento: 2009 (EUA, Inglaterra)
Direção: Lexi Alexander
Atores: Elijah Wood, David Alexander, Joel Beckett, Geoff Bell.
Duração: 109 min.
Gênero: Drama

3 comentários:

  1. Este filme é muito interessante! E eu recomendo!
    Para começar como já foi mencionado o foco do filme é mostrar os hooligans pelo ponto de vista deles mesmos. Os hooligans assemelham-se quase que totalmente aos skin heads, pois ambos são ligados á futebol, beberagens, música, política e um pouco de agressividade masculina.

    E isso o filme mostra...Hooligans ajuda a afastar um pouco o preconceito que a sociedade emprega nos skins erroneamente.

    Talvez o que mais me marcou no filme foi a cena final. É algo de sentimento que se desenvolve quando integramos em alguma cena urbana..jamais abandona.

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu já assisti esse filme algumas vezes, é muito, muito bom, eu adorei! principalmente porque ja vivi história parecida, recomendo!
    um ótimo final de semana *:

    http://sweetboldness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. www.vendousado2012.blogspot.com
    www.facebook.com/vendousado2012

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!