segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nascido em 4 de Julho

"Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte-se o que você pode fazer por seu país" (JFK, Presidente dos Estados Unidos)


Não podemos dizer que foi injusto Tom Cruise não ter levado a estatueta de Melhor Ator no Oscar de 1990 interpretando o patriota Ron Kovic porque o vencedor daquele ano, Daniel Day-Lewis, também foi merecido. Ainda assim, Cruise merece destaque na historia da Academia em virtude da magnífica participação nesta obra prima do mestre Oliver Stone.

No ano em que Berlim dava adeus ao maldito Muro que separava uma mesma nação e várias famílias, simbolizando assim o fim da Guerra-Fria, ou o início daquilo que Francis Fukuyama chamaria de “O fim da História”. Uma alusão ao fim do embate que atravessara um século: capitalismo versus comunismo. Ou seja, neste mesmo ano (1989) Stone lança o segundo filme de sua trilogia sobre a Guerra do Vietnã (os outros são: Entre o Céu e a Terra de 1993 e, Platoon de 1986) e fatura sua primeira estatueta como diretor.

Ron Kovic é um jovem patriota desejoso de lutar no Vietnã por seu país. Envolvido pela atmosfera da época é enfim levado para o front de batalha, porém a realidade é muito mais cruel do que poderia suportar um quase ingênuo sentimento nacionalista, e kovic é gravemente ferido em batalha. De volta a sua terra, é recebido como herói, contudo, paraplégico terá que viver para sempre em uma cadeira de rodas. Ainda assim seu sentimento em relação à guerra e ao seu país não havia mudado, a julgar pela frase que sempre bradava aos críticos do governo e da Pátria: “ame-a ou deixe-a“.

Mas, assim como a sociedade americana despertava para aquilo que parecia ser uma guerra interminável e dolorosa, Kovic, abandonado pelo governo, passa então a questionar a necessidade e a natureza daquele conflito. É desta forma, em meio a um verdadeiro conflito interno tão bem interpretada por tom Cruise, que aquele herói se alia aos grupos que protestavam contra a guerra, principalmente os hippies.

Um retrato da densa e confusa atmosfera que envolvia os norte-americanos na década de sessenta e setenta: em meio a uma guerra, rodeados por discursos ideológicos, propagandas e armações do governo. Neste sentido o caminho percorrido por Kovic pode bem representar boa parte desta população, que inicialmente apoiou a iniciativa militar do seu país, mas que, não tão rápido, percebeu que a guerra não era uma decisão correta.

Pacifista ou não, este filme você deve assistir!


Título original: (Born on the Fourth of July)
Lançamento: 1989 (EUA)
Direção: Oliver Stone
Atores: Tom Cruise, Bryan Larkin, Raymond J. Barry, Caroline Kava.
Duração: 144 min
Gênero: Drama

4 comentários:

  1. Achei super legal vou querer ver..Parabens teu blog cada vez mais legal com umas dicas iradasde filmes..
    Tem uma materia nova no meu blog bem legal.. entra la e comenta o que achou =D


    http://desabafas2.blogspot.com/2011/07/tatuagem-sem-dor.html

    ResponderExcluir
  2. A história de Kovic é igual a milhares outros soldados americanos que voltaram com ferimentos e traumas das guerras em que o país se mete. Se contar os que morreram nas batalhas.

    O filme é bom longa pacifista que mostra a estupidez da guerra.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom filme, com ótima participação de Tom Cruise. Você disse tudo, ele realmente fez um grande trabalho, porém, perdeu para outro ótima atuação.

    O filme toca numa ferida complicada para os americanos e isso faz com que o filme se torne obrigatório e essencial.

    ResponderExcluir
  4. Um filme memorável, tenho o dvd duplo especial e sempre que posso revejo. Bem lembrado você comentar aqui, muito cinéfilo esqueceu desse filme. Abraço

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!