terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Flashdance

“Você não entende? Quando desiste dos seus sonhos você morre!” (Nick)


Este quase trintão é mais que um filme, na verdade é uma playlist dos anos oitenta. Quase toda sua trilha sonora brilhou nas paradas musicais daquela década. Não é a toa que abocanhou o Oscar na categoria de Melhor Canção Original (com a música What a Feeling), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Entre as músicas que embalaram Alexandra Owens ( Jennifer Beals) podemos citar: “Lady, lady, lady”; "I Love Rock'n'Roll"; "Gloria"; “Imagination”; “Maniac”, e claro, "What a Feeling" .

Mas Flashdance não se resume apenas ás boas músicas, o segundo ingrediente da vitoriosa receita não poderia deixar de ser a dança. E os espetáculos dançantes de Jennifer Beals são fenomenais: muitas vezes sentimos a vontade de sair dançando pela sala. Ah se fosse tão fácil como parece! Alguns destes passos ficaram registrados na história do cinema, por exemplo: a performance com a cadeira na boate, ou então a dança para a banca de jurados, ainda destacaria a cena em que mostram alguns dançarinos de rua exibindo seus talentos.

Música e dança, ainda falta uma trama. E, diferentemente de Burlesque – um musical bastante criticado por falta de uma boa trama – a história dos personagens é até interessante. Alexandra Owens é uma representante daquele modelo de mulher que chegara ao auge naquela década, a saber: a mulher independente que pode desenvolver qualquer atividade profissional sem deixar de ser sexy. Soldadora, esta é sua profissão, e a noite ganha uns trocados dançando em uma boate. Dezoito anos, tem família, mas mora sozinha, é ou não um modelo de mulher contemporânea?

Alexandra dança muito bem, mas nunca teve aulas de dança, por isso ela alimenta o sonho de participar de uma escola de dança, porém lhe falta coragem para enfrentar o processo de seleção.  Em meio a isso, se ver seduzida por Nicky (Michael Nouri) seu chefe. A  verdade é que com a trilha sonora certa qualquer simples trama se transforma na mais romântica história do cinema.   

Arraste o sofá e comece a dançar, quer dizer a assistir!


Título original: (Flashdance)
Lançamento: 1983 (EUA)
Direção: Adrian Lyne
Atores: Jennifer Beals, Michael Nouri, Lilia Skala, Sunny Johnson.
Duração: 94 min
Gênero: Musical

2 comentários:

  1. Flashdance tem um peso na cultura dos anos 80, principalmente pra quem faz dança, como eu. Mas acredite, eu nunca tinha assistido até o ano passado. Resolvi que eu precisa assistir e me encantei. Entrou pros meus favoritos. As cenas de dança são incríveis, dá mesmo vontade de levantar e dançar. Maniac e a minha preferida!

    ResponderExcluir
  2. flasdance marcou minha vida!!! n sou da epoca mas quando vejo parece q estou vivendo naquele tempo!!! aprqndii alguns passos de what a felling para apresntar n exposicao de ingles da escola!!! e o meu filme favorito>

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!