sábado, 15 de janeiro de 2011

O Quarto do Filho

O senhor se sente sempre culpado, responsável pelo que acontece, mas nem tudo na vida é determinado por nós. Fazemos o que podemos. Talvez devêssemos aprender a esperar, a não ter sempre tarefas, a ficarmos ociosos, o que não quer dizer sermos passivos, mas termos um relacionamento mais calmo com a vida, com o mundo. (Giovanni em conversa com um paciente logo no início do filme)


Como reagimos à perda de alguém muito próximo? Um amigo, um irmão, um pai, mãe, um filho? Este belíssimo filme de Nanni Moretti trata deste sentimento de perda e todos os outros que o rodeiam. Casado e pai de dois filhos adolescentes, Giovanni (Nanni Moretti), um psicanalista que recebia pacientes e seus sofrimentos em seu consultório, de uma hora pra outra, se vê na maior de suas dores:  a perda de seu único filho homem. Giovanni nunca imaginaria que ao atender uma chamada de emergência para  ir ver um paciente, e assim, deixar de acompanhar seu filho Andrea (Giuseppe Sanfelice)  em um passeio a praia , poderia ser o início do pesadelo que o acompanharia por toda a vida.  Pois, seria neste  pacato passeio que Andrea morreria afogado. Se perder o filho já era uma tragédia, mais angustiante ainda seria conviver  com a ideia de que poderia tê-lo  salvo se por acaso tivesse ido a praia naquele dia, ou seja, se não tivesse atendido aquela chamada de emergência. Diante desta situação, como Giovanni conseguiria tratar seus pacientes, fazer-lhes refletir sobre sentimentos de perda, se naquele instante era impossível aceitar a própria tragédia?

Uma estória triste, mas que é contada de forma simples, que leva o telespectador a sofrer as angustias daquela família. Que nos faz imaginar, junto com Giovanni, destinos diferentes para Andrea,  se por acaso nada tivesse acontecido naquela praia. Ao mesmo tempo, acompanhamos a dolorosa, mas necessária, aceitação da família, enquanto acompanham um casal de amigos do querido, mas distante filho, em uma viajem  pelo interior da Itália.
Aproveitem também a bela trilha sonora de Brian Ano.


Título original: (La Stanza del Figlio)
Lançamento: 2001 (Itália)
Direção:Nanni Moretti
Atores:Nanni Moretti, Laura Morante, Jasmine Trinca, Giuseppe Sanfelice.
Duração: 98 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!