segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Old Boy

“Senhor, embora eu não passe de um animal sujo, eu não tenho o direito de viver” (suicida, primeira pessoa que Dae-su encontrou ao fugir)
“Senhor, embora eu não seja pior que um animal, por acaso não tenho o direito de viver?” ( Dae-su)


Geralmente os filmes sobre vingança tem um limite na sua capacidade de atrair a atenção do telespectador, isto porque, em parte, já imaginamos o roteiro do filme: o herói irá perseguir seus algozes um  por um e eliminá-los, preferencialmente com doses de crueldade. Mas Old Boy é diferente, é um filme sobre vingança sim, mas desde os primeiros minutos o telespectador é levado a um alto estado de atenção e intensa expectativa: as interrogações surgem a cada cena e a medida que o roteiro vai se desenhando esperamos por algo um pouco diferente do cinema hollydiano que estamos acostumados. E não nos arrependemos.
Dae-su (Choi Min-sik), após passar algumas horas na cadeia e ser libertado logo em seguida com ajuda do amigo, acorda preso em um quarto apenas acompanhado de uma televisão, sem comunicação, sem saber o motivo pelo qual foi preso, ou quanto tempo ficaria ali. A medida que o tempo passava, e desistido de conseguir informações, Dae-su iniciou seu plano de fuga e vingança, porém não sabia de quem se vingar. Quando conseguiu fugir daquela prisão já tinham se passados quinze anos. Neste instante o telespectador já aguarda uma sucessão de cenas recheadas de pancadarias, mortes no estilo Quentin Tarantino, contudo não é apenas isso. Confira.

Título original: (Oldboy)
Lançamento: 2004 (Coréia do Sul)
Direção: Park Chan-wook
Atores: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Gang Hye-jung, Chi Dae-han.
Duração: 120 min
Gênero: Suspense

2 comentários:

  1. Cara, você mencionou OLDBOY!
    Esse filme é sensacional, fantástico, surpreendente, cruel! *_*
    Eu nunca imaginei que a coréia pudesse fazer filmes tão marcantes até ver esse filme! E o diretor mantém outros 2 filmes sensacionais, que lembra a linha violenta e cruel de Oldboy.
    Parabns por ter mencionado esse fime...em breve falarei sobre ele também.
    Recomendado para aqueles que apreciam filmes de conteudo e qualidade.

    www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É Tsu, estou procurando os outros dois da Trilogia da Vingança ("Lady Vengeance" e "Sympathy for Mr. Vengeance"). Ainda não encontrei
    O filme é muito bom mesmo!
    Espero pelo seu poste!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!