domingo, 30 de janeiro de 2011

Anticristo

“Eu ouvi um som. O grito de tudo aquilo que está pra morrer.”  (a esposa)


Não é um filme, mas uma obra de arte. Não aconselhável a pessoas sensíveis a cenas de violência, não que o filme seja sobre violência. Também não é um filme de terror, mas um bem elaborado drama psicológico. Um casal (Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) tenta se recuperar da morte de seu filho. O marido, psicanalista, acha melhor levar a esposa para uma cabana recolhida na floresta, e lá poderia tratá-la melhor, visto que ela se culpava pela morte do filho. Porém, já na cabana o marido não consegue manter o controle da situação.
O filme é carregado de simbolismo, desde a magnífica primeira cena e sua trilha sonora trazendo ao mesmo tempo sexo e morte, prazer e sofrimento. O local aonde o casal se refugia passa a ser chamado de “Éden”, uma relação irônica com o cristianismo. Os animais: corvo, cerco e o lobo. As cenas quase monocromáticas, escuras, talvez representando o desconhecimento e as batalhas do inconsciente humano. Mutilações.  A mulher é a vítima e ao mesmo tempo causadora de sofrimentos, o que nos faz retornar novamente ao Éden. Teria sido a depressão por qual passou Lars von Trier influenciado na natureza e estética do filme? Seria seu ateísmo? Ou quem sabe o fato de ser leitor assíduo de Nietzsche? Talvez os três fatores ou nenhum deles.
Não é bonito, mas é esplendoroso, provocante, assustador. Um filme para assistir mais de uma vez, sem dúvida.


Título original: (Antichrist)
Lançamento: 2009 (Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polônia, Suécia)
Direção: Lars von Trier
Atores: Charlotte Gainsbourg, Willem Dafoe.
Duração: 100 min.
Gênero: Drama

Um comentário:

  1. Esse filme confesso que tem que estar preparado para assistir. Ele é de difícil digestão e muitas pessoas devem desistri de ver logo no prólogo. Para quem seguir adiante, deve saber que estará entrando em um mundo de delírio e tortura com fundamentos em uma grande tragédia. Postei ele tbm no meu blog há algum tempo.

    http://acervodocinema.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!