sábado, 1 de janeiro de 2011

400 contra 1

Já me disseram que enquanto Tropa de Elite 2 é o filme querido dos reacionários, 400 contra 1 seria o filme da esquerdalha. Eu não compreenderia desta forma. Enquanto assistia a película ás vezes tinha a impressão de estar lendo um livro de um Historiador. Aquelas idas e vindas no tempo, tão bem utilizada pelo diretor, mas que pode deixar o telespectador desatento totalmente perdido, a caracterização e o desenvolvimento dos personagens, a contextualização com o Brasil da Ditadura, tudo isso me fez lembrar as páginas de um livro de História.
400 contra 1 conta a história do surgimento do Comando Vermelho (CV), uma das facções criminosas que dominam o tráfico no Rio de Janeiro.  Este filme é baseada no livro Quatrocentos contra um - A história do Comando Vermelho de William da Silva Lima. Tudo começou no presídio da Ilha Grande quando presos comuns e presos políticos, digamos assim, trocaram experiências e compreensões do mundo. Enquanto o Tropa de Elite se centrava na figura da polícia, 400 contra 1, por sua vez, traz a tona as ações e ideias de algumas das pessoas que fundaram o CV, cuja o lema era/é: Paz, Justiça e Liberdade – Paz dentro dos presídios, justiça  elaborada pelo próprio comando e liberdade de fugir quando bem entendessem.
O filme é bom sim, porém, senão como arte, não vejo com bons olhos a glamorização do crime, ou a transformação de bandidos em heróis. O filme é baseado em um livro escrito por um dos fundadores do CV, logo, traria a visão dele dos fatos , da sociedade, da polícia, etc, entretanto, não podemos, esquecer que bandido é bandido e deve ser julgado por seus crimes. Penso assim, mesmo que este discurso venha ser chamado de conservador ou reacionário.
Ah, a razão do título você descobre no final.


Título original: (400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado)
Direção:Caco Souza
Atores:Daniel de Oliveira, Daniel Escobar, Fabrício Boliveira, Branca Mesina
Duração: 98 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!