sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Entre dois Amores

-Se fizer uma represa aqui pra segurar a água, eu vou poder fazer um açude, você sabe fazer? (Karen)
-Sabú, essa água deve voltar pra casa, em Mombaça. (Farah Aden)
-Pode voltar pra casa, depois que fizermos o acude (Karen)
-Sabú, essa água vive em Mumbaça. (Farah Aden)

(capítulos depois, durante uma forte tempestade, o açude rompe e Karen desiste de represar a água, deixando que ela corra novamente pra Mombaça)


Um clássico multi-premiado do ano de 1986: ganhador do Oscar de melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor diretor, melhor música, melhor trilha sonora original, melhor filme, melhor som, melhor roteiro e melhor roteiro adaptado.
A trama central é sobre a vida da dinamarquesa Karen Blixen (Meryl Streep); seus amores e desamores, sua aventura em um mundo até então desconhecido e difícil para muitos, principalmente as mulheres - a África. Sua busca incansável pelo amor, por um sentimento de completude, de companheirismo, alguém com quem fosse possível dividir as alegrias e tristezas da vida cotidiana. Entre um casamento combinado com o amigo (Klaus Maria Brandauer) que posteriormente daria  início a uma paixão e o flerte amoroso com o aventureiro inglês (Robert Redford – o Brad Pitt dos anos sessenta), seu coração se inclina para o inglês, porém, este apesar de amá-la, ama ainda mais sua liberdade.
Além do amor, o filme trata também da guerra, pois é ambientado na época da Primeira Guerra Mundial. É também sobre colonização, sobre aceitação, mudança e resistência aos costumes, preconceito, respeito. Na verdade, é sobre as tentativas de controlar o que ás vezes parece incontrolável: o amor, o ser humano, a natureza, o controle das águas de um pequeno rio que corre para Mombaça, enfim, o controle sobre a vida e  sobre a morte.



Título original: (Out of Africa)
Lançamento: 1985 (EUA)
Direção: Sydney Pollack
Atores: Meryl Streep, Robert Redford, Klaus Maria Brandauer, Michael Kitchen.
Duração: 162 min
Gênero: Drama


3 comentários:

  1. Deixei uns selinhos pra você em meu blog.Espero que goste! Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, assisti esse filme não faz muito tempo e é lindoooo... simplesmente maravilhoso! Já está no topo dos meus favoritos. Amei a resenha! ;)

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, Jacqueline muito obrigado e já fiz minhas indicações.

    Ana, valeu muito obrigado!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!