quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Rede Social

 - O que é que você está escrevendo? (Eduardo)
- "estado emocional", "juros", interessado em, isso é que atrai a vida universitária, você etá transando? não. É como pessoas tem certas aulas e se sentam onde se sentam. fazem o que fazem... Querem algum norte sabe.. Isso é sobre o que The Facebook vai ser. (Mark)



Há tempos que desejava assistir este filme, não apenas por ser um grande favorito ao Oscar 2011, mas também porque sou um verdadeiro admirador desses novos bilionários, ou melhor, desses jovens nerds que ficaram ricos com a internet, apenas vendendo entretenimento, uma vida virtual, que para muitos já é quase a vida real.
As quatro premiações recebidas do Globo de Ouro (filme dramático, diretor - David Fincher, roteiro - Aaron Sorkin e trilha sonora) não foram injustas, pois a narração foi feita de uma forma que não deixa o telespectador impaciente, pelo menos a maioria deles. E para isso contribuiu também a qualidade dos atores e a direção.
Mas e o filme, trata de quê? Como muitos já sabem A Rede Social conta a história do surgimento do Facebook, desde sua ideia original, passando por sua construção, crescimento, agregação e desagregação de novos sócios e investidores, além de disputas no tribunal: inicialmente com Winklevoss e Narendra que acusaram Mark Zuckerberg de ter lhes roubado a ideia do Facebook, e posteriormente, uma disputa com um dos fundadores da rede social e ex-amigo de Mark, o Eduardo Saverin. A trama se desenvolve em torno destes acontecimentos, adicionando ainda aspectos do que seria a personalidade do jovem bilionário: inteligência, timidez, um tanto revoltado, um bocado vingativo, mais ainda ganancioso, quem sabe trapaceiro, e super arrogante. Apesar disso o filme não permite que o público o veja com antipatia.
A Rede Social impressiona por contar a história daquele que talvez represente bem uma época: o novo herói, o nerd que venceu e mostrou a todos seu poder, o vendedor de entretenimento (de um mundo virtual, de possibilidades), o cara que enriqueceu jovem, honestamente, por conta de suas habilidades e sem “explorar” (na concepção marxista) ninguém. Quem sabe esta trajetória não represente o desejo de muitos que navegam por aí?
E por que este filme mereceria o Oscar de Melhor Filme de 2011?  Não merece. É bem contado, bem dirigido, tem bons atores e impressiona, porém ainda falta algo, talvez emocionar mais o telespectador, contudo, vai depender muito do nível dos seus concorrentes.


Título original: (The Social Network)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção:David Fincher
Atores: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Joseph Mazzello.
Duração: 121 min.
Gênero: Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!