terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Onda

“Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós.” ( Rainer Wenger)


Filme baseado em fatos reais, a princípio parece ser mais uma daquelas tramas que envolvem um professor extraordinário (no cinema parece que esse tipo é muito comum) que em uma atividade bem elaborada demonstra aos seus alunos como ideologias fascistas, preconceituosas e nazistas arregimentam facilmente seguidores através do discurso do poder e da sensação de pertencimento a um determinado grupo, porém este filme vai mais além, pode se dizer que é um belo retrato da natureza humana, no que ela tem de menos formidável.
Rainer Wenger (Jürgen Vogel), um professor conhecido e adorado pelos alunos por seus métodos mais liberais, mais próximos dos alunos, contudo não consegue envolver a turma em sua nova disciplina –Autocracia- então, com o objetivo de tornar sua aula mais atraente resolve adotar uma tática que mudaria a vida daqueles jovens: Passa a exigir ser chamado de Sr. Wenger, exige que os alunos assistam ás aulas de uniformes, que o aluno peça licença para falar, que a turma se sinta unida e elaborem um nome, um símbolo e uma saudação, daí em diante a Criatura já está viva e age por si só. Comentar mais seria entregar o filme.
Um filme que trata não só de política, poder e sociedade, mas de jovens; suas angustias, suas personalidades, conflitos. Além do ótimo roteiro e diálogos bem elaborados, e  um final surpreendente.


Título original: (The Wave)
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Dennis Gansel
Atores: Bruce Davison, Lori Lethin, John Putch, Johnny Doran, Pasha Gray, Wesley Pfenning, Larry Keith, Teri Ralston, Marc Copage, Jamie Rose, Frank Lloyd, Matthew Dunn.
Duração: 106 min.
Gênero: Drama

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito bem feito
    sou estudante de história tenho certeza que seu blog irá me ajudar..
    o meu blog http://dicasdadai.blogspot.com/
    ainda é uma criança...

    ResponderExcluir
  2. Parabens as materias estão cada vez melhor...Ja to seguindo..Marcos vc foi no meu blog e falou que tem selo aqui para mim ..não entendi !!Quanquer coisa manda um recado ta bom ??
    E quando der entra la que tem materia nova

    http://desabafas2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Valeu meninas, obrigado pela visita, logo estarei passeando por lá tb!

    ResponderExcluir
  4. esté filme é uma obra prima, apesar do fato triste de ter sido basiado em fatos reais. =[ oq é uma pena né, assisti ele ano passado a conselho de um professor de ciencias politicas que disse" nessa epoca de eleições nada melhor do que ver este filme" e ele tinha razão, como pequenos atos podem influenciar tanto né, tanto para o bom quanto para o mal.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme realmente é muito interessante, pelo que li, houve cerca de 3 experiencias reais.

    Mas vale a pena assisti também a outra versao do filme, mais antiga e produzida nos EUA tambem, acho que como filme essa versao atual é melhor, mas a anterior mais didatica para quem for usá-lo em sala.

    Ps: parabens pelo blog.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Já assistiu o filme? E o que achou? Comente!